Carta de Serviços – Prefeitura de Coronel Fabriciano

PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO - MG
carta-servicos

O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO JUVENIL (CAPSI/J)

Centros de Atenção Psicossocial: #

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços de saúde mental de caráter comunitário, que funcionam de portas abertas para receber pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais graves e severos. São estratégicos pelo seu caráter articulador de rede. Dividem-se em tipologias de acordo com a demanda populacional. O município de Coronel Fabriciano possui duas tipologias de Caps que serão especificados a seguir:

  • Caps i/j, para crianças e adolescentes menores de 18 anos, com transtornos mentais e/ou com problemas em decorrência do uso de drogas.

Os Capsi/j foram instituídos como política pública nacional através da Portaria 336/2002 . Foi instituído como dispositivo de tratamento nacional para atender crianças e adolescentes (0 a 18 anos), com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. Tal portaria estabelece que o CAPS infanto juvenil seja um serviço de atenção à crise, territorial e de caráter comunitário.

Neste dispositivo se devem efetivar ações de cuidado com o sofrimento psíquico mais severo na infância e adolescência, com enfoque em articulações destinadas para além do espaço institucional, ou seja, por toda rede de apoios e afetos que perpassam a vida da criança e do adolescente. A ideia fundamental é que o cuidado deve ser organizado em rede, para atender as demandas apresentadas por crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, bem como seus familiares.

Formas de Acesso: #

As crianças e adolescentes tem acesso aos serviços de Saúde Mental através das Unidades Básicas de Saúde de Referência, Cras, Creas, Entidades e também por demanda espontânea (direcionados pela família).

Os usuários são atendidos em diversas modalidades de assistência como: Atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); Atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); Atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; Visitas e atendimentos domiciliares; Atendimento à família; Atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; Desenvolvimento de ações intersetoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça.

A Estrutura conta com os seguintes serviços e profissionais:

03 Psicólogos;

01 Terapeuta Ocupacional;

  • Assistente Social;
  • Enfermeiras;

02 Fonoaudiólogas;

  • Monitora de Oficina
  • Técnicos de Enfermagem;

02 Médicos Especialista em Saúde Mental;

01 Médico Pediatra;

  • Administrativo;
  • Auxiliar de Serviços Públicos;
  • 01 Vigilante

CUSTOS: Serviço oferecido pelo SUS.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta-feira, das 07h às 19:00h. ENDEREÇO DE ATENDIMENTO: Rua Ephrem Macedo nº259, Bairro Santa Helena.

RESPONSÁVEL PELO ATENDIMENTO: Karla Martins Carvalho (Gerência de Atenção Especializada). E-MAIL: capsi@fabriciano.mg.gov.br.

TELEFONE: (31) 3406-7422