O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade de Proteção Social Básica do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – que tem como objetivo principal prevenir situações de risco social, através da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
Serviços ofertados nos CRAS:
Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF: serviço de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos ou famílias em situação de vulnerabilidade social.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV: conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Nos CRAS também podem ser acessadas orientações sobre benefícios eventuais.
DOCUMENTAÇÃO:
Para o acompanhamento familiar e para as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:
⦁ Cópia da Identidade e CPF,
⦁ Comprovante de endereço e
⦁ Número de Identificação Social (NIS).
Para adquirir o Benefício de Prestação Continuada – BPC:
⦁ Formulário de requerimento,
⦁ Cadastro Único atualizado – Número de Identificação Social (NIS),
⦁ Comprovante de endereço (preferencialmente contas de água ou energia elétrica).
Além desses documentos do requerente, é necessária também a apresentação da seguinte documentação de todos os moradores da casa:
⦁ Identidade (ou certidão de nascimento, em caso de crianças);
⦁ CPF;
⦁ Título de Eleitor, se tiver;
⦁ Certidões (casamento, óbito, divórcio, tutela ou guarda);
⦁ Comprovante ou declaração de renda,
⦁ Procuração do solicitante (se representante legal) e
⦁ Laudo médico, justificando a incapacidade para o trabalho, constando o CID (se pessoa com deficiência ou doente crônico).
CUSTOS: Gratuito.
REQUISITOS: Indivíduos ou famílias em situação de vulnerabilidade social
ACOMPANHAMENTO: Procurar pessoalmente um dos CRAS.
FORMAS DE ACESSO: Telefone e Presencial
PRESENCIAL: Procurar o CRAS de referência no território
CRAS Territorio I: Rua Afonso Damasceno, 839, Bairro Nazaré
Telefone: 31 3406-7395
Email: cras1@fabriciano.mg.gov.br
Bairros atendidos: Aldeia do Lago, Amaro Lanari, Belvedere, Bom Jesus, Centro, Dom Helvécio, Gionavinini JK, Mangueiras, Manoel Domingos, Nazaré, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Carmo, Ponte Nova, Professores, Santa Helena, Santa Terezinha I e II Santa Eloy, Todos os Santos, Vila Bom Jesus.
CRAS Territorio II: Rua Belo Horizonte, 697, Bairro Caladinho de Baixo
Telefone: 31 3406-7396
Email: cras2@fabriciano.mg.gov.br
Bairros atendidos: Aparecida do Norte Barbosa, Caladinho de Baixo, Caladinho do Meio, Caladinho de Cima, Industrial, Novo Reino, Jacinto das Neves, Morada do Vale, Nova Tijuca, Pomar, Universitário,Vila São Francisco
CRAS Territorio III: Av Sanitária, 2713, Melo Viana
Telefone: 31 3406-7397
Email: cras3@fabriciano.mg.gov.br
Bairros atendidos: Alipinho, Caladão/ Potyra, Contente, Cocais ,Florença ,Floresta, Frederico Ozanan, Gávea,Jardim Primavera, Judith Bhering, Manoel Maia, Melo Viana, Olaria,Padre Rocha, Planalto, Recanto Verde, Residencial Fazendinha, Santo Antônio, São Cristóvão, São Domingos, Silvio Pereira I, Surinan, Tranquilão
CRAS Territorio IV: Rua José Correia, 681
Telefone: 31 3406-7398
Email: cras4@fabriciano.mg.gov.br
Bairros atendidos: Córrego Alto, Córrego dos Camilos, Jose da Silva Brito, Pedra Linda, Santa Cruz, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Geraldo, São Vicente/Xadrez, Silvio Pereira II
PREVISÃO DE ATENDIMENTO: Sob demanda.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.
ENDEREÇO DE ATENDIMENTO: Conforme localização e endereços dos CRAS listados acima.
RESPONSÁVEL PELO ATENDIMENTO: CRAS 1, 2, 3 e 4.