Centros de Atenção Psicossocial: #
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços de saúde mental de caráter comunitário, que funcionam de portas abertas para receber pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais graves e severos. São estratégicos pelo seu caráter articulador de rede. Dividem-se em tipologias de acordo com a demanda populacional. O município de Coronel Fabriciano possui duas tipologias de Caps que serão especificados a seguir:
- Caps II, para pessoas acima de 18 anos, com transtornos mentais e/ou com problemas em decorrência do uso de drogas.
O Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) constitui-se como um serviço de saúde mental de caráter aberto e comunitário que atua sob a ótica interdisciplinar.
O atendimento no Caps II é uma importante estratégia da atenção em saúde mental e a articulação de uma rede de apoio comunitário em conjunto com os serviços de saúde. Tal funcionamento amplia a capacidade de solução e propicia a otimização da utilização dos recursos existentes, sejam eles públicos ou da comunidade, proporcionando maior integralidade e resolutividade.
Forma de Acesso: #
Os usuários tem acesso aos serviços de Saúde Mental através das Unidades Básicas de Saúde de Referência, Cras, Creas, Entidades e também por demanda espontânea.
Os usuários são atendidos em diversas modalidades de assistência como: consulta psiquiátrica, atendimento psicológico, atividades em oficinas terapêuticas, medicação assistida, acompanhamento social e familiar, alimentação, autocuidado, ações de incentivo ao protagonismo, dentre outras atividades.
Funciona em dois turnos para o acolhimento e atendimento de pessoas com sofrimento ou transtorno mental grave, egressos de hospitais psiquiátricos, usuários em situações de crise e em processo de reabilitação psicossocial.
A ESTRUTURA conta com os seguintes serviços e profissionais:
- 02 auxiliares administrativos;
- 03 psicólogos;
- 02 médicos psiquiatras;
- 02 enfermeiras;
- 01 assistente Social;
- 02 técnicos de enfermagem;
- 01 Terapeuta Ocupacional;
- 01 monitora de oficina;
- 02 auxiliares de serviços públicos;
- 01 vigilante.
CUSTOS: Serviço oferecido pelo SUS.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta-feira, das 07h às 18:00h. ENDEREÇO DE ATENDIMENTO: Rua Vale do Tocatins, nº51 , Bairro Morada do Vale.
RESPONSÁVEL PELO ATENDIMENTO: Karla Martins Carvalho (Gerência de Atenção Especializada).
E-MAIL: casam@fabriciano.mg.gov.br.
TELEFONE: (31) 3406