Carta de Serviços – Prefeitura de Coronel Fabriciano

PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO - MG
carta-servicos

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

A assistência farmacêutica no SUS Coronel Fabriciano reúne um conjunto de ações voltadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde por meio do acesso a medicamentos, como insumo de saúde, e do seu uso racional e seguro de forma humanizada. É objetivo a inserção da assistência farmacêutica em todas as unidades dispensadoras de medicamentos para garantir acesso real e com qualidade à população fabricianense.

Para ofertar essa assistência, o município conta com as 16 farmácias nas Unidades Básicas de Saúde, a farmácia no Núcleo Especializado em Programas de Saúde (NEPS), a farmácia para atendimento interno na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as farmácias no Hospital Doutor José Maria Morais e futuramente a farmácia do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

A assistência farmacêutica de Coronel Fabriciano tem como estratégia garantir em tempo integral o acesso aos medicamentos na rede de urgência e emergência (UPA e HJMM) e acesso aos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde.

A REMUME expressa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), um compromisso com a disponibilização de medicamentos selecionados nos preceitos técnico-científicos e de acordo com as prioridades de saúde de nossa população. Em Coronel Fabriciano, a SMS propicia mecanismos que permitem a contínua atualização da REMUME, através da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT).

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS – REMUME 2022 – Baixar arquivo PDF em anexo:

Clique aqui para baixar arquivo

Objetivos da Assistência Farmacêutica SUS Coronel Fabriciano: #

  • Prestar assistência farmacêutica humanizada e qualificada, respeitando a legislação vigente, garantindo uso racional e acesso aos medicamentos em concordância com os protocolos específicos do município;
  • Assegurar uma política efetiva de assistência farmacêutica, alinhada ao funcionamento das redes, e garantir a logística de distribuição adequada dos medicamentos aos cidadãos;
  • Realizar ações de educação permanente relacionadas à assistência farmacêutica e ao uso racional e seguro de

medicamentos;

  • Implantar, implementar, validar e publicar os protocolos assistenciais e as instruções técnicas de trabalho previstos pela assistência farmacêutica.
  • Equipar 100% das farmácias da rede SUS de acordo com a legislação vigente;
  • Promover o acesso e o uso racional de medicamentos de forma integrada com as demais ações de saúde, de acordo com os princípios do SUS e as necessidades da população.

Serviços prestados: #

  • Recebimento dos insumos (medicamentos) licitados, armazenamento, controle de estoque e distribuição às unidades básicas de saúde conforme requisição / demanda.
  • Dispensação dos medicamentos para tratamento do glaucoma para o paciente.
  • Dispensação dos medicamentos de demandas judiciais para o paciente.
  • Expedição de certidões, para a defesa de direitos e esclarecimentos de situações relativas à impossibilidade de fornecimento de medicamentos prescritos em receita médica, como imprescindíveis para tratamento de usuários, no âmbito dos Órgãos da Saúde da Administração Municipal.

Endereço: Rua Platina, 288, Sala 05, Bairro Bom Jesus.

Telefone: (31) 3406-7415.

E-mail: almoxarifado.farma@fabriciano.mg.gov.br

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Número de funcionários: #

15 Farmacêuticos nas Unidades Básicas de Saúde

  • Farmacêuticos na Central de Abastecimento Farmacêutico (Fundação) 09 Técnicos de Farmácia nas Unidades Básicas de Saúde
  • Técnicos de Farmácia na Central de Abastecimento Farmacêutico (Fundação)